terça-feira, 1 de junho de 2010

Obstáculos são essas coisas amedrontadoras que você vê quando você tira seus olhos do seu objetivo.
(Hannah More)


Você sabe que é característico num mundo competitivo, onde somos diariamente desafiados a sermos “BONS” em alguma arte ou técnica,possuir qualidades e características que diferenciam de alguma forma dos outros.

Por essas exigências, precisamos aprender nos conhecer e desenvolver aqueles pontos considerados, pontos fortes, e trabalhar para diminuir os chamados pontos fracos.

O que fazer quando você descobre que alguns destes pontos podem ser seu: “Tendão de Aquiles”, ou seja, aquele que sempre te deixa em situações embaraçosas ou vulneráveis?

Às vezes, é exatamente aquele ponto que você considerava seu ponto fraco, que pode ser transformado em sua maior vantagem! Quer ver?

Então, eu vou contar uma pequena parábola que mostrar como é possível transformar seus “Pontos Fracos” em forças !

Havia certa vez um garoto de dez anos, que decidiu apreender e praticar judô, apesar de ter perdido seu braço esquerdo em um terrível acidente de carro.

Disposto a enfrentar as dificuldades e as limitações, começou suas lições com um velho mestre japonês.

O menino ia muito bem em seus treinamentos. Mas, sem entender o porquê, após alguns meses de treinamento, o mestre tinha-lhe ensinado somente um movimento.

O garoto então disse:

- Mestre. Não devo aprender mais movimentos?

O Mestre respondeu-lhe, calmamente e com convicção:

- Este é realmente o único movimento que você sabe, mas este é o único que você precisará saber.

Sem entender completamente, mas acreditando em seu mestre, o menino manteve-se treinando. Meses mais tarde, o mestre inscreveu o menino em seu primeiro torneio.

Surpreendendo-se, o menino ganhou com facilidade seus primeiros dois combates. O terceiro combate revelou ser o mais difícil, mas, depois de algum tempo, seu adversário tornou-se impaciente e agitado. Foi, então, que o menino usou o seu único movimento para ganhar a luta.

Espantado ainda por seu sucesso, o menino estava agora nas finais do torneio. Desta vez o adversário era bem maior, mais forte e mais experiente.

Preocupado com a possibilidade de o garoto se machucar, cogitaram de cancelar a luta, quando o mestre interveio:

- De forma alguma! Deixe-o continuar.

Da mesma forma, o garoto usando os ensinamentos do mestre, entrou para a luta e, quanto teve oportunidade, usou seu movimento para prender o adversário.

Foi assim que o menino ganhou a luta e o torneio. Sagrou-se campeão daquele torneio. Mais tarde em casa, o menino e o mestre reviram cada movimento, em cada luta. Então, o menino criou coragem para perguntar o que estava em sua mente:

- Mestre, como eu consegui ganhar o torneio com somente um movimento?

- Você ganhou o torneio por duas razões – respondeu o mestre.

– Em primeiro lugar, você dominou um dos golpes mais difíceis do judô; em segundo lugar a única defesa conhecida para esse movimento é o seu oponente agarrar seu braço esquerdo.

Assim , a maior fraqueza do menino tinha se transformado em sua maior força.

Com esta lição, dá para você perceber que você também poderá usar suas “fraquezas” para que se transformem em suas forças.

Para que isto seja possível, conheça-se melhor e descubra quantas transformações você poderá fazer em sua vida !

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Um comentário:

Luis disse...

Querida Amiga Lu,
Na realidade conhecendo-nos bem poderemos tirar proveito até das nossa fraquezas. O exemplo dado é prova disso. Façamos por nos conhecer!
Um beijinho amigo.

Postar um comentário

 

Design by Denny